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HistA?ria da Cidade

DE ALCOBAAi??A A TUCURUA?

Em 17 de novembro de 2013, estarA? completando 40 anos da extinAi??A?o da Estrada de Ferro Tocantins e essa data nA?o pode passar na mera lembranAi??a de recordaAi??Ai??es. Temos que fazer uma forAi??a tarefa para homenagear os pioneiros que fizeram parte dessa recente Historia.

SAi??mbolos do MunicAi??pio de TucuruAi??

Bandeira e BrasA?o de TucuruAi??

Bandeira Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? BrasA?o

HinoOk

 

PREFEITOS DE TUCURUA?- (1948 a 2016)

1948 a 1952 – Alexandre JosAi?? Francez
1953 a 1956 – Nicolau Zumero
1957 a 1960 – Alexandre JosAi?? Francez
1961 a 1964 – JosAi?? Kleber Beliche
1965 a 1968 – Raimundo Ribeiro de Souza
1969 a 1972 – JosAi?? Kleber Beliche
1973 a 1976 – Manoel Carlos da Silva
1977 a 1982 – Pedro Paulo AntA?nio MilAi??o
1983 a 1988 – ClA?udio Furman
1989 a 1992 – JosAi?? Soares do Couto Filho
1993 a 1996 – Parsifal de Jesus Pontes
1997 a 2000 – ClA?udio Furman
2001 a 2004 – Parsifal de Jesus Pontes
2005 a 2008 – ClA?udio Furman
2009 a 2016 ai??i?? Sancler Ferreira

O municAi??pio de TucuruAi?? pertence a mesoregiA?o do Sudeste do ParA?, MicrorregiA?o de TucuruAi??, situado a margem esquerda, e Ai?? banhado pelo Rio Tocantins.

Ai??Limites Municipais:Ai??Ai??Ao norte, BaiA?o; ao Sul, Novo Repartimento; a Leste, Breu Branco; a Oeste, PacajA?.

Ai??A?rea do MunicAi??pio:Ai?? Possui 2.086,20 kmA?, sendo 33,22 kmA? de A?rea urbana e 2.095,48 kmA? de A?rea rural.

Ai??Coordenadas GeogrA?ficas:Ai??Ai??Situa-se nas coordenadas 03Ai??45ai??i??58ai??? de latitude sul e 49Ai??40ai??i??21ai??? de longitude oeste. A sede do municAi??pio estA? localizada nas coordenadas 03A?40ai??i?? a 05A?00ai??i?? de latitude sul e 49A?10ai??i?? a 50A?00ai??i?? de longitude a oeste de Greenwich.

Ai??DistA?ncia da Capital:Ai??TucuruAi?? dista a 280 km em linha reta, 400 km por via fluvial, 360 km por via rodo fluvial e 426 km por via terrestre e 285 km por via aAi??rea de BelAi??m, da capital do Estado do ParA?.

mapa tucuruAi??Ai?? Ai?? Ai??tucurui-facebook - mapa

Conhecer o passado ajuda-nos, a compreender o presente e atAi?? projetarmos o futuro, para melhor conhecer, a HistA?ria de TucuruAi??.

TucuruAi??, no princAi??pio eras apenas AlcobaAi??a, nome de origem portuguesa, e assim, provavelmente fortes batizada pelos missionA?rios jesuAi??tas, que navegaram este rio, fazendo a catequese dos primitivos as tribos indAi??genas que aqui habitavam.

A este nome, ainda se somaram outros como: O Registro de AlcobaAi??a, Freguesia de SA?o Pedro de AlcobaAi??a, e finalmente, TucuruAi??. Nome indAi??gena que quer dizer: Rio de Gafanhotos, muitos navegadores aqui descansaram, antes de subirem as fatigosas cachoeiras, ou apA?s descerem por elas.

A HistA?ria do Rio Tocantins, se confunde muito com a HistA?ria de TucuruAi??, por isso, Ai?? necessA?rio contarmos um pouco da HistA?ria do Rio Tocantins. Vamos fazer uma viagem e retornar ao sAi??culo 17, precisamente em 1612, quando os portugueses ainda nem se quer haviam explorado essas bandas, e uma frota de trA?s navios franceses comandada por ai???Daniel de La Toucheai??? o senhor de La ai???RavardiA?reai???, invadiu o maranhA?o, e nossa histA?ria comeAi??a exatamente aAi??.

ApA?s conquistar a amizade dos indAi??genas e fundar o Forte de SA?o Luiz, comeAi??ou a explorar a regiA?o em busca de pedras e metais preciosos. Os registros contam que em 1615 os homens de La Touche conheciam o baixo Tocantins. DEBOLT, um dos 40 soldados do senhor de La ai???RavardiA?reai???, que enviado do MaranhA?o para explorar essas paragens, encontrou no Tocantins pirolpos que sA?o pequenos diamantes. Com isso os franceses tiveram a certeza da existA?ncia de pedras e metais preciosos no leito deste rio. Aqui os franceses queriam fundar a ai???FranAi??a Equinocialai???, entretanto em 03 de novembro de 1615 os franceses foram expulsos do maranhA?o, mesmo assim ai???Daniel de La Toucheai??? entrou no ParA?, em BraganAi??a granjeou a amizade dos Ai??ndios CaetAi??s, sA? que seu interesse era chegar ao Tocantins, alcanAi??ou o Rio PacajA?, hoje municAi??pio de Portel, onde recebeu ordens da franAi??a para interromper sua excursA?o. A invasA?o francesa precipitou os portugueses a explorarem esta regiA?o, e definitivamente tomarem posse da terra. A primeira viagem dos lusos ao Tocantins, que a histA?ria registra, foi a do Padre Capucho ai???Frei CristovA?o de Lisboaai??? em agosto de 1625, e destinava-se, a contactar os Ai??ndios da regiA?o. Outras expediAi??Ai??es subiram este rio nos anos seguintes, tendo outro objetivo, encontrar ouro e pedras preciosas. Garimpagem nA?o era o forte dos lusitanos, mas algo de positivo acontecia com essas viagens, aos poucos foram tomando posse das margens dos Rios: Tocantins e Araguaia descobriram o potencial extrativista da regiA?o rica em produtos naturais como: caus. uma espAi??cie de lA?tex, castanha-do-parA?, madeiras nobres e outros produtos.

Outros fatos foram marcantes para o surgimento de AlcobaAi??a, a fuga dos negros escravos de BelAi??m e CametA? em direAi??A?o ao alto Tocantins e Araguaia, o avanAi??o das bandeiras paulistas pelos sertAi??es de GoiA?s e Mato Grosso em busca de pedras e metais preciosos, o contrabando de ouro por esta regiA?o e a falta de seguranAi??a contra os ataques indAi??genas, estes e outros fatos, foram decisivos para que o governador da provAi??ncia criasse lugarejos com dupla finalidade: militar e alfandegA?ria, e AlcobaAi??a por estar em um lugar estratAi??gico, foi escolhida para ser uma dessas localidades, surge entA?o o Registro de AlcobaAi??a.

Ai??

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HISTAi??RIA

Origem

A regiA?o do municAi??pio em suas raAi??zes era habitada por povos indAi??genas das tribos dos Assurinis-do-Tocantins, ParacanA?sAi??e GaviAi??es. Essas tribos de hA?bitos nA?mades diferenciavam-se entre si por seus troncos Ai??tnicos e linguAi??sticos. Os primeiros fatos histA?ricos e registros da cidade, no entanto, datam apenas de 1781, quando o governador Telles de Menezes fundou a Vila de Pederneiras. A fundaAi??A?o realmente se efetivou com a construAi??A?o em 1782 do forte de Fachina, denominado Nossa Senhora de NazarAi??, criando o registro de AlcobaAi??a. O forte tinha a finalidade de fiscalizar a navegaAi??A?o no Rio Tocantins e o contrabando de ouro vindo de GoiA?s e Mato Grosso feito pelo rio.
Em 1870, o governador do ParA? criou a freguesia de SA?o Pedro no lugar de Pederneiras, integrada ao munAi??cipio de BaiA?o, entA?o o principal nA?cleo populoso desse trecho do Tocantins. Em 1875, a freguesia de SA?o Pedro de Pederneiras muda de localidade e denominaAi??A?o, passando a se chamar SA?o Pedro de AlcobaAi??a e situando-se na onde hoje Ai?? a cidade.

Estrada de Ferro Araguaia-Tocantins

Em 1894, instalou-se, em AlcobaAi??a, a Companhia de NavegaAi??A?o FAi??rrea Fluvial/Araguaia-Tocantins, com objetivo de construir a Estrada Ferro Tocantins ligando AlcobaAi??a atAi?? a Praia da Rainha no municAi??pio deAi??ItupirangaAi??(175Ai??km), vencendo o trecho de corredeiras do rio Tocantins melhorando assim o intercA?mbio com o estado deGoiA?s. Em 1895, inicia-se a construAi??A?o da estrada e inA?meras pessoas deslocam-se para a regiA?o em busca de trabalho, principalmente nordestinos, mocajubenses e cametaenses.
As obras enfrentavam grandes dificuldades a malA?ria vitimava um grande nA?mero de trabalhadores e os desnAi??veis e a grande quantidade de igarapAi??s da regiA?o atrapalhavam a execuAi??A?o do projeto. Os Ai??ndios entretanto, desde os primeiros tempos foram pacificados e nA?o causaram grandes problemas. O projeto da estrada margeava o rio, devido ao receio dos engenheiros em adentrarem a floresta, talvez esteja aAi?? o motivo do fracasso do projeto que somente em 1946 recebeu sua primeira locomotiva, mais de cinquenta anos depois do Ai??nicio de sua construAi??A?o e, na dAi??cada de 1970, teve sua operaAi??A?o interrompida.
A memA?ria dessa estrada nA?o foi devidamente preservada, a estaAi??A?o virou mercado e a A?nica locomotiva restante encontra-se em frente ao Centro Cultural da Eletronorte, na Vila Permanente. A via fAi??rrea por onde passava hoje Ai?? a Rua Santo AntA?nio.

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EmancipaAi??A?o

No governo de MagalhA?es Barata em 1943, a cidade passa a categoria de povoado e recebe a denominaAi??A?o de TucuruAi??(que permanece atAi?? hoje). No dia 31 de dezembro de 1947, TucuruAi?? Ai?? desmembrada de BaiA?o e Ai?? elevada a categoria de municAi??pio. A primeira eleiAi??A?o Ai?? realizada em 13 de maio de 1948, tendo sido eleitos: Alexandre JosAi?? FrancA?s, prefeito, e Nicolau Zumero, vice-prefeito. O municAi??pio Ai?? instalado em 29 de maio de 1948, com a posse dos vereadores e do prefeito, porAi??m, por nA?o ter sido instalado por um juiz de direito, contrariando a lei vigente, Ai?? reinstalado em 26 de junho de 1948 por um juiz da comarca de CametA?.
Nessa Ai??poca a base econA?mica da cidade era a extraAi??A?o da castanha-do-parA? e o comAi??rcio de madeira, tornando o local um movimentado entreposto comercial na regiA?o do Araguaia-Tocantins.

AspectosAi??GeogrA?ficos

Hidrografia

O maior acidente geogrA?fico de TucuruAi?? Ai?? oAi??Rio Tocantins. As cabeceiras do Tocantins estA?o numa altitude aproximada de 1.100 metros, na Serra do ParanA?, cerca de 60 quilA?metros ao norte de BrasAi??lia. Nasce com o nome deAi??Rio MaranhA?oAi??e toma o nome de Tocantins apA?s a confluA?ncia com o Rio ParanA?. ApA?s um percurso total de cerca de 2.400 quilA?metros, desemboca na baAi??a de MarapatA? (Rio ParA?), nas proximidades da cidade de BelAi??m.
Os A?ltimos 360 quilA?metros do Tocantins apresentam o trecho do lago de TucuruAi??, encobrindo antigos desnAi??veis que ali existiam, seguindo pelo trecho atAi?? a foz, com declividade insignificante, sofrendo, inclusive, a influA?ncia das marAi??s.
O imenso Lago Artificial formado ao se barrar o rio Tocantins enche 2.875 kmA?, criou um novo ecossistema na regiA?o, um imenso lago artificial, composto de 1.700 ilhas, sendo toda esta A?rea, atAi?? 200 metros em seu entorno, pertencente Ai??Ai??Eletronorte, ou seja, aoAi??Governo Federal. Hoje sA?o necessA?rios 35 dias para que toda a A?gua do lago da Usina HidrelAi??trica TucuruAi?? ai??i?? um total de 45,8 bilhAi??es de mA? ai??i?? seja renovada.

Clima

O clima Ai??Ai??equatorialAi??quente e A?mido apresentando temperaturas mAi??dias mensais entre 21,9Ai??C e 34Ai??C, com mAi??dia anual de 26Ai??C. A umidade relativa do ar varia de 73% a 93% e a precipitaAi??A?o anual ii???ca em torno 1.976 mm. O perAi??odo mais chuvoso inicia-se em janeiro e termina em marAi??o, e o mais seco vai de julho a setembro.

Economia

AlAi??m da usina hidrelAi??trica, principal fonte econA?mica do municAi??pio, a economia tambAi??m desenvolve-se em outros setores. No setor primA?rio predominam o extrativismo vegetal, a agricultura rudimentar, a pecuA?ria extensiva e a pesca (recetemente foi implantado um projeto de tanques rede na regiA?o do lago). No setor secundA?rio, ainda pouco expressivo, destaca-se a construAi??A?o civil e a indA?stria de laticAi??nios, que abastece a regiA?o com leites, iogurtes e queijos. O setor terciA?rio, predominante no municAi??pio, apresenta comAi??rcio diversificado ( supermercados, farmA?cias, lojas de eletrodomAi??sticos, de informA?tica e de vestuA?rio, entre outras) e serviAi??os como agA?ncias bancA?rias, casa lotAi??rica e estabelecimentos de ensino e saA?de.[7]

Usina HidrelAi??tricaAi??de TucuruAi??

Os primeiros estudos para a construAi??A?o de uma hidrelAi??trica que aproveitasse o potencial do rio Tocantins iniciaram-se por volta de 1957 e seguiram durante a dAi??cada de sessenta. Com o inAi??cio da ditadura militar foi implantado no sul do estado oAi??Projeto Grande CarajA?s, visando o desenvolvimento da AmazA?nia oriental atravAi??s da atividade minero-metalA?rgica e de projetos agropecuA?rios-florestais. No entanto, para a consolidaAi??A?o desse projeto, TucuruAi?? tornava-se ponto decisivo.
Na dAi??cada de 1970, iniciaram-se os trabalhos para a construAi??A?o da hidrelAi??tica e o municAi??pio comeAi??ou a ganhar a infraestrutura necessA?ria. Foram construAi??dos um aeroporto e vilas para abrigar os operA?rios, engenheiros e demais funcionA?rios da obra (Vilas Permanente e TemporA?rias I e II). As vilas daAi??EletronorteAi??sA?o verdadeiros condomAi??nios fechados, contando com A?gua e esgoto tratados, ruas pavimentadas, supermercados, escolas, creches, clubes, entre outras comodidades.
A usina teve sua primeira etapa concluAi??da em 1984 e foi inaugurada pelo presidenteAi??JoA?o Figueiredo, com potA?ncia instalada de 4 000 megawatts. A segunda etapa Ai?? concluAi??da apenas em meados de 2007 elevando a capacidade para 8 000 megawatts.
AAi??Usina HidrelAi??trica de TucuruAi??Ai??mudou radicalmente a base econA?mica, a populaAi??A?o e as perspectivas da cidade, que pode ter sua histA?ria dividida em dois momentos muito distintos: o antes e o depois da hidrelAi??trica.
TucuruAi??, hoje, Ai?? uma cidade em constante crescimento. OsAi??royaltiesAi??da usina alimentaram, durante muito tempo, o crescimento da cidade. No entanto, com a sua A?ltima obra, a eclusa, em finalizaAi??A?o, faz-se necessA?rio um planejamento do futuro da cidade.
A eclusa pode ser uma alternativa, jA? que por ela vai passar grande parte da produAi??A?o daAi??RegiA?o Centro-Oeste do Brasil. O aproveitamento desse potencial e do turismo na regiA?o, que possui grande beleza e diversidade natural, sA?o possibilidades viA?veis para o desenvolvimento da regiA?o no pA?s-usina.

VOCABULA?RIO Ai??REFERENTE Ai??A Ai??Ai??POCA

1. AlcobaAi??a –

2. Assurinis – Indios

3. Alvarenga – barco grande

4. Arapari –

5. AbAi??lio –

6. Archimedes Pereira Lima – Escola da Estrada de Ferro Tocantins de 1A? a 4A? sAi??rie

7. Locomotiva BelAi??m – maquina de luxo para transporte de passageiros

8. Cassaco – Trabalhadores da estrada, o mesmo que peA?o ou ajudante geral.

9. Capitariquara – cachoeira muito temida, formava um triangulo de pedra.

10. Eclusas – mesma funAi??A?o que teve a ferrovia da E.F.T

11. Dormente – madeira grossa que prendia os trilhos.

12. Diquinho – apelido de Raimundo Ribeiro de Souza ( Diretor da EFT, Prefeito de TucuruAi??, Deputado Estadual)

13. Dodoca – Apelido de uma antiga moradora, muito alegre e dedicada a familia.

14. Forte de Fachina –

15. Ferroviarios – Trabalhadores da Estrada de Ferro Tocantins

16. Foguista – Ajudante do maquinista, colocava a lenha para produzir vapor.

17. Fulgencio – Nome de um dos maquinista da EFT, Fulgencio Barroso, grande incentivador da Cultura.

18. GaviAi??es – Indios de porte alto e forte, moradores da Ilha da Montanha.

19. Gona – Prancha

20. Itaboca – Cachoeira perigosa que zuava longe.

21. Jatobal – Vilarejo, fim da linha da EFT 117 km.

22. Licor – A pelido da professora Maria Fernandes.

23. Litorina – Carro da ferrovia Ai??que transportava os funcionarios da EFT, corria mais que o trem.

24. Locomotiva – Nome comum dado aos trens.

27. Matinha – Nome de um famoso Bairro que tinha muito mato.

28. Mimico – Nome de um ex- prefeito de TucuruAi??, homem que tinha grandes barracAi??es de castanhas.

29. Mareeiro – Pessoa que vieram da marAi?? (CametA?).

30. MarAi?? – Subida e vazante das aguas, proprio da regiA?o do Baixo Tocantins.

31. Maquinista – Motorista do trem, das maquinas ou das locomotivas.

32. MesquitA?o – Apelido do seu Mesquita, teve grande influencia na Velha TucuruAi??, tinha uma area de terra muito grande.

33. Maria FumaAi??a- Nome carinhoso das locomotivas. A Maria FumaAi??a mais famosa Ai?? a BelAi??m( em frente ao Centro Cultural da Vila Permanente)

34. Marabaense – Barcos que vinham de MarabA?, pra trazer mercadorias e levar a castanha do ParA?.

35. Oneida – Nome da primeira Secretaria de EducaAi??A?o em 1950. Professora, Diretora energica, esposa de Nicolau Zumero(Vice-Prefeito e Prefeito de TucuruAi??).

36. Olaria – Onde fabricava os tijolos e telhas pertencia a EFT.

37. PucuruAi?? – Lugarejo onde passava o Rio, ficou conhecido como Rio do PucuruAi??.

38. ParakanA?s – Indios da RegiA?o, com sua cultura natural atAi?? hoje.

39. Peuara – 1A? locomotiva vinda para TucuruAi??.

40. Parteiras – Senhoras que faziam os partos das mulheres gravidas, pessoas preparadas de vocaAi??A?o.

41. Perdenheira – Povoado de AlcobaAi??a, onde comeAi??ou TucuruAi??. Hoje a Vila tem por volta de 40 residencias.

42. RemansA?o – Lugar bonito de aguas calmas, lugarejo onde parava as locomotivas, tinha RemansA?o do Centro e RemansA?o da Beira.

43. Sorocabana – Locomotiva grande, puxava 5 vagAi??es, e transportava cargas.

44. Sertorio –

45.- Tocanvia – Barco que trasnportava passageiros de TucuruAi?? a BelAi??m ou vice-versa, em epoca de fAi??rias todos os estudantes vinham nela e era uma festa.

46. TucuruAi?? –

47. Tolentina –

48 – TrocarA? – Nome de um Rio, hoje Aldeia dos Indios Ai??Assurinis.

49. Taipa – Casa coberta com palhas ou cavaco, revestida de barro.

50. Taquari – Locomotiva

51. VagA?o – Carroceria de trem

52. Benevides –

53. Cegonha –

54. Trilho –

Troleo – Empurado a vara para pequenos trabalhos.

Harmonio – Instrumento musical, que acompanhava o coral da igreja.

Corre Agua – Lugar de meritriz (bordel ou cabarAi??)

Coronel Assis –

"... dentro de cada um de nós, todo mundo tem uma historia para contar!"

(94) 8146-7447 / 9138-0191
contato@museuvirtualtucurui.com.br