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HistA?ria da EducaAi??A?o

HISTORIA DA EDUCAAi??A?O EM TUCURUA?

Na dAi??cada de 1950 e 1960 a atividade de lecionar era privilAi??gio sA? das mulheres, as professoras eram rAi??gidas, exigia-se obediA?ncia e silencio absoluto na sala de aula, o compromisso com os estudos era prioridade. Os alunos ficavam de pAi?? para dar as boas vindas aos professores e visitantes e sA? sentavam quando a ordem era dada pela professora ou diretora. Qualquer desobediA?ncia resultava em castigos e atAi?? expulsA?o da escola (palavra dos alunos da Ai??poca).

estudantes 60 cA?pia

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AS Ai??PIONEIRAS

ai???Uma vida pelo ensinoai???

Durante as dAi??cadas de 40 e 50, as professoras que desejassem lecionar nos povoados e pequenas cidades da regiA?o, quando conseguiam convencer seus pais do mesmo idealismo, ficavam, geralmente, sob a custA?dia de religiosas, famAi??lias conservadoras ou autoridades da localidade.

Com a Profa. Oneida Borrajo Zumero, a histA?ria nA?o foi diferente atAi?? que, em 1940, depois de se casar com Nicolau Zumero ai??i?? entA?o negociante de castanha ai??i?? chegou a TucuruAi?? para trabalharAi??com cerca de 60 crianAi??as, na Escola Reunida Mista de AlcobaAi??a que funcionava onde hoje Ai?? o prAi??dio do Mercado Municipal.

Recreio - ProfA? Oneide Zumero e merendeira Carmosina cA?pia

Ai??Embora deficitA?rias de conforto e materiais didA?ticos, as professoras pioneiras, apesar de nA?o terem cursos de nAi??vel superior eram interessadas em ajudar a populaAi??A?o a sair do analfabetismo. A maioria das docentes tinha pouco estudo. Algumas eram normalistas (formadas), outras somente o curso primA?rio ou curso colegial. Da dAi??cada de 1960 em diante jA? conhecemos os nomes de algumas professoras pioneiras que muito contribuAi??ram para a melhoria do ensino em nossa cidade, cujos nomes citamos aqui como uma forma de homenageA?-las. A maioria delas nA?o estA? mais entre nA?s. Citamos os nomes das seguintes professoras (entre tantos outros anA?nimos dos quais nA?o encontramos registros nos documentos pesquisados): Cleide Brito, Oneida Borrajo Zumero, Merian, Maria Fernandes de Medeiros Alves (PrfA? Licor), Rosa Pontes, Maria Raimunda Araujo Tavares, Oscarina LeA?o, Jomarina, Dulcimar Mesquita Brito Botelho, Maria NazarAi?? Souza Oliveira, Zolima TenA?rio dos Santos, FlorAi??pes Maria Caldas, Raquel de Melo Dutra, Elza Borges Soares, Maria Odete Carneiro Soares, Maria Bernadete Lopes de Souza, Eni CantuA?ria Cavalcante, Hilda da Silva Damasceno, Mariana LeA?o Dias, IrmA? Rosalie, IrmA? Ivone, Raquel Vieira Ribeiro, Martinha Teodora Cunha da Silva, Beatriz (esposa do senhor MergulhA?o, funcionA?rio da EFT, atuou entre os anos 1950 e 1960), Marcionila Cardoso Ramos, Gorete Chaves, Izabel Lima Pontes (apelidada Belinha), Riza Brasil SA?, Cacilda Nava e Dacilda Nava .

Professoras

Cleide Brito, Oneida Borrajo Zumero, Merian (sA? o rosto), Maria Fernandes (Licor), Rosa Pontes, Raimunda Tavares, Oscarina LeA?o, Jomarina, Dulcimar Brito.

NA?o hA? registros escritos nos arquivos da Secretaria Municipal de EducaAi??A?o e Cultura das atividades escolares nos tempos mais remotos atAi?? o ano de 1978. Os registros escritos somente ocorreram a partir do ano de 1979.

AtAi?? a dAi??cada de 1970, a educaAi??A?o no municio de TucuruAi??, estava a cargo dos governos federal e estadual, especialmente, antes da revogaAi??A?o de Lei NA? 4.024/61 (Primeira Lei de Diretrizes e Bases da EducaAi??A?o Nacional). Os grupos escolares ou escolas mistas do governo estadual funcionavam em prAi??dios que nA?o eram prA?prios, mas cedidos ou alugados. Tudo funcionava precariamente. Os poucos professores eram pessoas abnegadas, em dar de si o que era possAi??vel para libertar as crianAi??as do analfabetismo, haja vista que a maioria dos pais, principalmente aqueles que viviam na roAi??a, eram analfabetos. O salA?rio era irrisA?rio e os professores demoravam meses para receber. As escolas, por nA?o terem prAi??dios prA?prios, viviam mudando de lugar porque o governo estadual nA?o pagava os aluguAi??is e as escolas eram despejadas. Muitas pessoas, principalmente comerciantes, cediam os prAi??dios temporariamente.

1.Ai??Ai??Ai??Ai??Ai??Ai??Ai??As Primeiras Escolas Municipais e MAi??todos de Ensino.

No municAi??pio de TucuruAi??, antes da dAi??cada de 1970, os alunos que concluAi??am o ensino primA?rio (de 1A? a 4a sAi??ries), se desejassem prosseguir nos estudos tinham que procurar outrasAi?? cidades mais desenvolvidas para poderem fazer o curso ginasial e, talvez, apA?sAi?? a conclusA?o do colegial, cientAi??ficoAi?? ou normal, ingressar em curso de nAi??vel superior em BelAi??m, Fortaleza ou Recife, que eram asAi?? cidadesAi?? mais procuradas por pessoas da RegiA?o Norte.

Nas escolas pA?blicas, alAi??m de deficitA?rias, os docentes habilitados com o curso normal eram poucos. Algumas pessoas que possuAi??am algum conhecimento pedagA?gico ministravam aulas particulares pagas para reforAi??o dos alunos que tinham problemas de aprendizagem e comportamento inadequado. Nessa Ai??poca usava-se muito a palmatA?ria, castigos fAi??sicos e psicolA?gicos, como por exemplo, o aluno ficava ajoelhado em frente a onde estudava sobre caroAi??os de milho ou feijA?o e, ainda, com os braAi??os abertos. Os alunos com mau comportamento geralmente tornavam-se conhecidos de toda a populaAi??A?o da cidade. O castigo tinha como objetivo amedrontar os outros alunos e evitar mau comportamento.

ProfA?s Rosa,Odemarina e Licor cA?pia

Como jA? citamos antes, as escolas do estado denominavam-se ai???grupos escolaresai??? ou ai???escolas mistasai??? fulana/fulano de tal. Para a alfabetizaAi??A?o usava-se as famosas cartilhas A, B, C. As professoras faziam com que os alunos mentalizassem as letras do alfabeto (primeiro introduzia-se as vogais e depois as consoantes) e, a partirAi?? desse conhecimento iam para o soletramento das palavras: ba,Ai?? be, bi, bo, bu e, assim, sucessivamente com todas as demais consoantes. O professor/professora, para fixar a aprendizagem do aluno mandava com que estes fossem Ai?? ai???lousaai??? ou ai???quadro negroai???, como era conhecido naquela Ai??pocaAi?? tal instrumento didA?tico. Era, na verdade, fora alguns livros, o A?nico instrumento obrigatA?rio utilizado por todos os docentes, existente em todas as salas de aula confeccionados em madeira e posto sobre cavaletes (QVL). Era nesse instrumento que os professores expunham com o auxAi??lio do giz as ai???liAi??Ai??esai??? do dia-a-dia ou ai???matAi??riasai???, conhecido atAi?? bem pouco tempo atrA?s como ai???quadro-de-gizai???. Hoje substituAi??dos pelos quadros magnAi??ticos. Para treinar a caligrafia dos alunos utilizava-se o ai???caderno de caligrafiaai??? com suas letras maiA?sculas e minA?sculas bem desenhadas. Os professores tambAi??m utilizavam muito o ai???ditadoai??? e a cA?pia, para estimular a concentraAi??A?o e atenAi??A?o do aluno no aprendizado da lAi??ngua portuguesa. Uma sAi??ria liAi??A?o de casa era escrever dezenas ou centenas de vezes as palavras erradas, atAi?? que, de fato, o aluno aprendesse a escrevA?-la corretamente. Repetia-se muito, repetia-se tudo, inA?meras vezes atAi?? que tudo estivesse gravado nas mentes dos alunos. Era o famoso ai???decorebaai???, como chamamos hojeAi?? essa metodologia. Aqueles que nA?o conseguissem gravar ou ai???decorarai??? na ponta da lAi??ngua e repetisse eram simplesmente, na maioria das vezes, taxados de ai???burrosai???. Aqueles que nA?o tinham capacidade para aprender, eram despachados dessas escolas. NA?o eram mais aceitos para prosseguirem nos estudos. Essa atitude por parte dos educadores daquela Ai??poca excluAi??a por completo esses alunos do processo educativo nA?o lhes dando oportunidade de prosseguirem seus estudos.

vozdeareiabranca.com.br

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Ai??Para a aprendizagem de matemA?tica usava-se a famosa ai???tabuadaai??? que era decorada de 1 a 10. Nos dias de sexta-feira aconteciam as temAi??veis ai??i??ai???sabatinasai???. O professor/aAi??inquiria os alunos numa roda em torno de sua mesa e fazia as perguntas sobre adiAi??A?o, divisA?o, multiplicaAi??A?o e subtraAi??A?o. Caso o primeiro aluno nA?o respondesse a pergunta era passada para outro aluno. Aquele que respondia corretamente tinha o direito de usar a ai???palmatA?riaai??? e dar palmatoradas ou ai???bolosai??? nas mA?os dos alunos que nA?o tinham respondido.

Nesse dia a ai???bendita palmatA?riaai??? trabalhava muito. Aqueles que erravam ficavam com as mA?os ai???vermelhasai???. Mas aqueles que aprendiam jamais esqueciam. Os que perdiam ou apanhavam tinham que estudar bastante para, na prA?xima sabatina, derrotar quem lhes dera as palmatoradas e vingar-se usando da mesma metodologia.

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Durante esse perAi??odo a A?nica escola devidamente estruturada para ministrar aulas, nessa Ai??poca, era a Escola Archimedes Pereira Lima (que funcionava no prAi??dio onde, atualmente, funciona o SalA?o da Comunidade Nossa Senhora de NazarAi?? que pertencia a extinta Estrada de Ferro Tocantins, A?rea federal. A maioria dos alunos eram filhos de funcionA?rios daquela autarquia federal. A educaAi??A?o emAi??TucuruAi??, portanto, nA?o era privilAi??gio de todos, mas sim de uma pequena elite. Os filhos de funcionA?rios graduados da EFT, de polAi??ticos e de comerciantes. No perAi??odo da construAi??A?o da Usina Hidreletrica de TucuruAi??, usava o mesmo mAi??todo, escolas exclusivas e muito bem equipadas para os filhos dos funcionA?rios, havia muita discriminaAi??A?o com as pessoas da Cidade.

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No inAi??cio da dAi??cada de 1970, com a promulgaAi??A?o da Lei NA? 5.692/71 ( Lei de Diretrizes e Bases da EducaAi??A?o Nacional), que extinguiu os cursos primA?rio e ginasial e implantou o ensino de 1A? e 2A? sub graus, novos rumos foram dados Ai?? educaAi??A?o do PaAi??s. Os cursos primA?rio e ginasial, que antes abrangiam quatro anos primA?rios, um ano de admissA?o para o ginA?sio e mais quatro anos do ginasial foram transformados no 1A? grau (de 1A? a 8A? sAi??ries). Os estados da federaAi??A?o passaram entA?o a prestar mais assistA?ncia financeira e pedagA?gica aos municAi??pios.

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Em TucuruAi??, nos anos de 1960, chegaram as IrmA?s de Caridade de SA?o Vicente de PaulaAi?? que deram inAi??cio Ai?? construAi??A?o do prAi??dio da ERC ai???Nossa Senhora da ConceiAi??A?oai???, com a ajuda da populaAi??A?o local que doou materiais como areia, pedras, telhas, tijolos e barroAi??eAi??cimento, tambAi??m com a ajuda de comerciantes e da Prefeitura local. ConstruAi??do o prAi??dio a escola foi fundada no dia 8 de fevereiro de 1965 sob a responsabilidade das irmA?s Ivone Almeida de Barros Lima, Aziza Sousa e Maria Fernandes Ribeiro de Freitas (irmA? Rosalie), funcionando como escola de 1A? a 4A? sAi??ries, sendo atAi?? hojeAi?? uma escola de referA?ncia para a microrregiA?o de TucuruAi??.

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Nessa mesma dAi??cada foi criada a Escola Estadual ai???Frei de Vila Novaai??? que funcionou inicialmente no prAi??dio onde hoje funciona e Escola Francisco de Assis Rios em salas cedidas. Anos depois foi construAi??do um prAi??dio na PraAi??a Jarbas Passarinho onde passou a funcionar com todas as suas turmas. Porem, em virtude do funcionamento dessa nova escola, anos depois foi desativada. AAi?? Escola Francisco de Assis Rios foiAi?? oAi?? primeiro GinA?sio de TucuruAi?? , tambAi??m Estadual. Essa escola extinta tA?m seus documentos arquivados parte na 16A? Unidade Regional de EducaAi??A?o e parte na Escola Estadual de Ensino MAi??dio Deputado Raimundo Ribeiro de Souza.

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O Sistema Escolar Municipal passou a funcionar e a se estruturar a partir do ano de 1979 quando em 30 de janeiro foi criado o Primeiro Regimento Escolar Municipal. Em 1981, atravAi??s da ResoluAi??A?o nA? 147/1981-C.E.E. de 07/07/1981 foi criado o Projeto PrA?-MunicAi??pio, quando a Secretaria Estadual de EducaAi??A?o ai??i?? SEDUC passou a prestar assistA?ncia tAi??cnica aos municAi??pios para organizarem e estruturarem seus Departamentos de Ensino e, posteriormente, Secretarias Municipais de EducaAi??A?o.

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Ai??A construAi??A?o da UHT ai??i?? Usina HidrelAi??trica de TucuruAi?? e o desenvolvimento da educaAi??A?o em nosso municAi??pio com a construAi??A?o de UHT, a partir de 1976, a educaAi??A?o, em nosso municAi??pio, tomou novos rumos. Em 1950 a populaAi??A?o de TucuruAi?? era de 2.448 habitantes. Durante o perAi??odo de maior pique da obra, segundo as estatAi??sticas (documento encontrado nos arquivos da SEMEC, elaborado por JosAi?? Barbosa Lima), em 1982 a populaAi??A?o jA? era de 105.782 habitantes, sendo 49.457 na sede do municAi??pio e 56.128 no canteiro de obras. Para atender toda a demanda da populaAi??A?o escolarizA?vel foram necessA?rios esforAi??os conjuntos dos poderes municipal, estadual e do governo federal (ELETRONORTE) e empresas construtoras da obra para dar estudos Ai?? maioria dos trabalhadores admitidos para trabalharemAi?? no canteiro de obras.

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Por falta de infraestrutura, o municAi??pio ainda nA?o possuAi??a uma Secretaria de EducaAi??A?o, mesmo porque as escolas de 1A? a 8A? sAi??ries pertenciam Ai?? rede estadual de ensino e o municAi??pio sA? era responsA?vel pela educaAi??A?o infantil. Ainda nA?o havia a descentralizaAi??A?o obrigatA?ria do ensino, o que somente ocorreria com a promulgaAi??A?o da Lei NA? 9.394/96 de 21/12/1996, a atual Lei de Diretrizes e Bases da EducaAi??A?o Nacional.

Durante esse perAi??odo foram dados os primeiros passos para a criaAi??A?o das escolas municipais de educaAi??A?o infantil (jardins de infA?ncia) e de 1A?. a 4A? sAi??ries. Surgiram tambAi??m as primeiras escolas estaduais de 1A? a 8A? sAi??ries.

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No canteiro de obras, para atender os filhos dos operA?rios que construAi??am a Usina HidrelAi??trica de TucuruAi?? e aos prA?prios trabalhadores, o Sistema PitA?goras de Ensino fundou diversas escolas entre as quais enumeramos as seguintes, de um total de 24, do maternal ao 2A? Grau:Ai??SA?o Pedro de AlcobaAi??a;Ai??PlA?cido de Castro;Ai??GrA?o; ParA?;Ai??Unidade Integrada de Ensino de TucuruAi??;Ai??Alto Tocantins;Ai??Rui Barbosa;Ai??Santos Drumont,Ai??Hilda Vieira (escola de ensino especial);Ai??Maria Silvia dos Santos (antes Jorge Antonelo);Ai??Euclides da Cunha;Ai??Escola de 1A? Grau Eletronorte;Ai??Escola SA?o JosAi?? (CAPEMI).

unidade integrada

Em toda a rede administrada pela ELETRONORTE, no ano de 1982, estavam matriculados 15.615 alunos. Para administrA?-la foi criada toda uma rede com estrutura tAi??cnico-pedagA?gica dentro do canteiro de obras, em conjunto com a Secretaria Estadual de EducaAi??A?o, conforme relacionamos:

DivisA?o de Ensino: Profa. Eliana Batista Pereira

Coordenadoria do PrAi??-escolar: Profa. Maria Izabel Takimoto

Coordenadoria do Ensino de 1A? e 2A? Graus: Prof. Osmar Sales Oliveira

Coordenadoria de Ensino Supletivo: Professora Maria JosAi?? Gazeta

Oito coordenadores pedagA?gicos

Um psicA?logo

Dezessete Diretores de escolas

Duzentos e vinte e trA?s professores do maternal a 8A? sAi??rie do 1A? Grau e Supletivo

Cento e vinte nove professores do Ensino MAi??dio

professores cA?piaAi?? Ai??Prof AntonelloFA?tima(EducaAi??A?o ArtAi??stica, MA?e do DA?nis Hadler); Kazuco (Mat);

 

 

 

 

 

O ensino oferecido pela ELETRONORTE e empresas era considerado de alto nAi??vel enquanto que o ensino oferecido pelas redes municipal e estadual era considerado de baixo nAi??vel. O quadro de tAi??cnicos e professores dessa rede de ensino tinha formaAi??A?o de nAi??vel superior enquanto que o pessoal da rede pA?blica era formado por professores de nAi??vel mAi??dio e leigos. O salA?rio dos professores dessa rede particular variava de CR$ 150.000,00 a CR$ 200.000,00.

Joge Antonelo 85 cA?pia

A Rede Municipal de Ensino, contava com a seguinte estrutura didA?tico-pedagA?gica:

Zona Urbana: sete escolas – 2.900 alunos matriculadosAi?? Ai??Ai??Ai??Ai??Ai??Ai??Ai??Ai??Ai??Ai??Ai??Ai??Ai??Ai?? Ai??Ai??Ai??Ai??Ai??Ai??Ai??Ai??Ai??Ai??Ai??Ai??Ai??Ai??Ai?? 19 salas de aulas

Zona Rural : sete escolas – 661 alunos matriculados Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? Ai?? 10 salas de aulas

Setenta e oito professores, sendo que a maioria nA?o tinha curso superior, trinta e trA?s eram leigos e nove nA?o eram habilitados para ministrarem aulas, pois nA?o tinham feito o Curso de MagistAi??rio. Total de quatorze escolas, vinte salas de aulas e 3.561 alunos matriculados, o que nA?o correspondia nem a 10% da populaAi??A?o escolarizA?vel do municAi??pio. Os salA?rios dos professores variavam entre CR$ 15.600,00 a CR$ 21.000,00.

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A Rede Estadual de Ensino, era formada por:

TrA?s escolas de alfabetizaAi??A?o atAi?? a 8A? sAi??rie e ensino mAi??dio profissionalizante tinha 2.600 alunos matriculados

Cinquenta e dois professores, a maioria sem graduaAi??A?o superior e muitos eram leigos.

A Escola Estadual de 1A? Grau ai???Francisco de Assis Riosai??? era a A?nica escola pA?blica de 5A? a 8A? sAi??ries.

francisco deassis rios

 

 

 

 

 

Desfile Escola Francisco de Assis Rios

Nesse perAi??odo desenvolveu-se na sede do municAi??pio uma rede de ensino federal e particular entre as quais podemos citar:

Escola da FUNAI (federal), alfabetizaAi??A?o e de 1A? a 4a sAi??ries, contava com um professor e trinta e cinco alunos.

Escola da CAPEMI, localizada no Km 5 da Rodovia TranscametA?, funcionando do prAi??-escolar ao 2A? Grau, com 1.100 alunos matriculados, 34 professores, 14 salas de aulas, com salA?rios variando de CR$ 87.000,00 a CR$ 109.010,00 para trabalhar um turno escolar (essa escola foi extinta devido nA?o estar autorizada pelos A?rgA?os competentes da educaAi??A?o e outras irregularidades).

TambAi??m, por essa Ai??poca, desenvolveu-se o Projeto Casulo, da LBA (LegiA?oAi?? Brasileira de AssistA?ncia) em convA?nio com a Primeira Igreja Batista de TucuruAi??, que prestava assistA?ncia educativa aos menos favorecidos nos bairros Santa Izabel, Santa MA?nica, Matinha, ParavoA?, Terra Prometida, COHAB, Jardim Paraiso. Contava em seu quadro com 18 professores que recebiam salA?rios variando entre CR$ 6.000,00 a CR$ 12.000,00. Havia ainda a Escola ai???Pastor Bertolinoai??? da Igreja Assembleia de Deus, a Escola Adventista da Igreja Adventista do 7A? Dia, a Escola ai???Cantinho do Saberai??? e Instituto Presbiteriano de Ensino da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Ao longo dos anos foram surgindo novas escolas tanto na rede pA?blica quanto na rede particular, nA?o legalizadas, funcionando de forma irregular, por fora de orientaAi??A?o e fiscalizaAi??A?o dos A?rgA?os pA?blicos responsA?veis pela educaAi??A?o.

Com o tAi??rmino da construAi??A?o da Usina HidrelAi??trica de TucuruAi?? (1986) e sendo desativada gradativamente a rede de ensino do Sistema PitA?goras, o fechamento da Escola da Capemi, tanto o governo municipal como o governo estadual, diante da pressA?o social por parte da populaAi??A?o por escolas, foram tomadas providA?ncias para construAi??A?o de novos prAi??dios escolares.

Assim, entre as dAi??cadas de 1980 e 1990 surgiram as escolas municipais FlorAi??pes Maria Caldas e Zolima TenA?rio dos Santos (1981), JA?lia Passarinho, Governador Fernando JosAi?? Guilhon (1982), Gumercindo Pereira Gomes (1983), Rui Barbosa (hoje Prof. Darcy Ribeiro, em 1984), Maria de NazarAi?? Souza Oliveira (1979). Pela rede estadual foram criadas as escolas Francisco de Assis Rios (1971), Governador Telles de Menezes, PlA?cido de Castro, Ana Pontes FrancA?s (1986), Deputado Raimundo Ribeiro de Souza (1982).

A Escola Ana Pontes FrancA?s foi Ai?? primeira unidade de ensino mAi??dio do municAi??pio de TucuruAi??. Entre os anos de 1990 e 2000 surgiram as seguintes escolas municipais: Elza Borges Soares, Mundo da CrianAi??a (hoje IrmA? Ivone), Monteiro Lobato, Maria OdinAi??ia Leite Caminha, Manoel Barbosa de Moraes (1993), Maria Odete Carneiro Soares. Foram criadas as seguintes escolas na A?rea estadual: GrA?o-ParA?, Rui Barbosa e Centro de Ensino Supletivo Maria Sylvia dos Santos (Vila Permanente) e Maria Fernandes de Medeiros Alves(Alto Alegre) na sede do municAi??pio.

Entre os anos de 2001 e 2010 foram criadas as seguintes escolas municipais: Amigos da MA?nica, Ester Gomes, Hilda da Silva Damasceno, Mariana Dias LeA?o, Maestro JoA?o Leite, Maria Bernadete Lopes de Souza, Dulcimar Brito Mesquita Coelho, Raquel de Melo Dutra. Por parte do governo estadual foi criada a Escola Estadual de Ensino MAi??dio SimA?o Jacinto Reis no Bairro Jardim Alvorada.

Projeto GaviA?o I – Ai??Projeto GaviA?o II – Estudos Adicionais e Ensino Superior

Conforme jA? ressaltamos nos itens anteriores atAi?? o inAi??cio da dAi??cada de 1990, a maioria dos professores que trabalhavam na educaAi??A?o pA?blica no 1A? Grau nA?o eram habilitados. Alguns professores que ministravam aulas de 1A? a 4A? sAi??ries nem tinham o 1A? Grau completo. Por volta do ano de 1992 um grupo de professores e membros do SINTEPP entre os quais Maria de NazarAi?? Santana Caldas, JosAi?? de Sousa Cavalcante, Martinha Teodoro da Silva, Luiz Henrique Barros da Silva, Maria do P. Socorro Pompeu, Juliana Leite, Helifran da Silva Paiva e Genivaldo AraA?jo Ribeiro solicitaram uma reuniA?o com o prefeito municipal JosAi?? Soares do Couto Filho (Navegantes), e o Vice-Prefeito Parsifal de Jesus Pontes para cobrar do Poder PA?blico Municipal, o ensino superior, haja vista que cidades vizinhas como CametA? e MarabA? jA? contavam com campus da Universidade Federal do ParA?. Naquela Ai??poca TucuruAi?? jA? tinha cerca de 5.000 pessoas que haviam concluAi??do o antigo 2A? Grau nas escolas do Sistema PitA?goras e na Escola Estadual de 1A? E 2A? Graus ai???Ana Pontes FrancA?sai??? (a A?nica instituiAi??A?o pA?blica de 2A? Grau do municAi??pio) e, os ex-alunos, por nA?o terem como ingressarem em curso de nAi??vel superior voltavam a cursar novamente o ensino mAi??dio nas A?reas de Contabilidade, MagistAi??rio, EdificaAi??Ai??es, AdministraAi??A?o entre tantas outras que eram ofertadas ao pA?blico pela rede estadual e particular de ensino.

Toda essa cobranAi??a tinha como objetivo criar um quadro de profissionais habilitados para melhorar o ensino em nosso municAi??pio e regularizar as escolas existentes que funcionavam irregularmente sem estarem autorizadas pelo Conselho Estadual de EducaAi??A?o. Por motivo de ordem financeira e tAi??cnica, o ensino superior, somente foi implantado no municAi??pio de TucuruAi?? em 1997. Assim, os alunos que concluAi??am o ensino mAi??dio e que desejassem ingressar em cursos de nAi??vel superior antes de 1997 tinham que prestar exames vestibulares em CametA?, Breves, MarabA? ou BelAi??m.

A partir do ano de 1991 para cumprir osAi?? preceitosAi?? legais da ConstituiAi??A?o da RepA?blica Federativa do Brasil, a Secretaria de Estado de EducaAi??A?o, em parceria com a Universidade Federal do ParA?, prontificou-se a regularizar a situaAi??A?o dos professores leigos do 1A? Grau, atravAi??s dos Projetos GaviA?o I e II, autorizados a funcionar pela ResoluAi??A?o nA? 348/1991, datada de 24 de outubro daquele ano, prorrogada posteriormente pela ResoluAi??A?o nA? 418/1195, datada de 26/10/1995, ambas do Conselho Estadual de EducaAi??A?o do ParA?.

O Projeto GaviA?o destinou-se aos professores leigos que ainda nA?o tinham concluAi??do o 1A? Grau (hoje ensino fundamental) e o Projeto GaviA?o II aos professores que ainda nA?o tinham concluAi??do o 2A? Grau ( hoje ensino mAi??dio) na A?rea do MagistAi??rio (curso Normal). Visando regularizar a situaAi??A?o desses professores, o governo municipal, por meio da Secretaria Municipal de EducaAi??A?o, firmou convA?nio com a Universidade Federal do ParA?, para coordenar e assessorar tecnicamente, os profissionais que iriam habilitA?-los para o exercAi??cio da docA?ncia. Foi assim que, no perAi??odo de 03/01/1994 a 28/02/1994 iniciou-se a Primeira Etapa do Projeto GaviA?o I.

A Segunda Etapa ocorreu no perAi??odo de 07/07/1994 a 30/07/1994: A Terceira Etapa no perAi??odo de 03/01/1995 a 28/02/1995 e a Quarta Etapa no perAi??odo de 13/07/1995 a 14/08/1995.Ai??Participaram do curso vinte e um professores leigos.

O Projeto GaviA?o II iniciou a Primeira Etapa no perAi??odo de 03/01/1994 a 28/02/1994; a Segunda Etapa no perAi??odo de 06/07/1994 a 27/07/1994; a Terceira Etapa no perAi??odo de 03/01/1995 a 28/02/1995; a Quarta Etapa no perAi??odo de 13/07/1995 a 20/08/1995: a Quinta Etapa e a Sexta Etapa ocorreram no ano de 1996. Participaram do curso sessenta e trA?s professores.

Apesar dos esforAi??os para dotar os professores leigos do curso de MagistAi??rio ainda havia um longo caminho a vencer. Muitos professores, a maioria, na verdade, davam aulas para alunos de 5A? a 8A? sAi??ries do 1A? Grau sem estarem devidamente habilitados. Aqueles que haviam ingressado em cursos de nAi??vel superior em universidades pA?blicas e particulares ainda nA?o estavam preparados, isto Ai??, nA?o tinham concluAi??do seus estudos e mesmo porque havia falta de professores para lecionar as disciplinas de 5A? a 8A? sAi??ries.Ai?? Eram poucos os professores devidamente habilitados, provindos de outros estados (ParaAi??ba, Minas Gerais, CearA?, GoiA?s, Rio de Janeiro, etc.) Por outro lado, em 1996, fora aprovada a Lei no. 9394/96 ( Lei de Diretrizes e Bases da EducaAi??A?o Nacional), que instituAi??a a DAi??cada da EducaAi??A?o (artigo 87, parA?grafo 4A?), ou seja, a partir do ano de 2007 nA?o poderia mais haver professores leigos atuando como docentes em sala de aula. TambAi??m nA?o poderia mais haver leigos em outros setores da educaAi??A?o como administraAi??A?o escolar, supervisA?o escolar, orientaAi??A?o educacional, planejamento e inspeAi??A?o escolar.

Para suprir a falta de professores habilitados para lecionarem no 1A? Grau (agora denominado de Ensino Fundamental, de acordo com a Lei no. 9394/96), de 5A? e 6A? sAi??ries foi criado em TucuruAi?? uma parceria entre a Secretaria Municipal de EducaAi??A?o e a Secretaria de Estado de EducaAi??A?o do ParA? para implantaAi??A?o do curso de Estudos Adicionais nas A?reas de LAi??ngua Portuguesa, CiA?ncias Naturais, MatemA?tica, e Estudos Sociais, no ano de 1998, sendo autorizada para certificaAi??A?o a Escola Estadual de 1A? e 2A? Graus ai???Ana Pontes FrancA?sai???, Proc. 279/98, Parecer 206/01 ai??i?? C.E.E., com validaAi??A?o de estudos atravAi??s da ResoluAi??A?o NA? 277/2001 ai??i?? C.E.E. de 20/01/2001.

Tanto para os Projetos GaviA?o I e II como para os cursos de Estudos Adicionais, TucuruAi?? foi polo para os municAi??pios de Novo Breu, GoianAi??sia do ParA?, PacajA? e Novo Repartimento para TucuruAi?? em Estudos Adicionais foram habilitados 121 professores, sendo: 17 em CiA?ncias Naturais, 26 em Estudos Sociais, 24 em MatemA?tica e 54 em LAi??ngua Portuguesa.

No ano de 1997, de acordo com as determinaAi??Ai??es constitucionais e da Lei de Diretrizes e Bases da EducaAi??A?o Nacional houve a municipalizaAi??A?o do ensino da educaAi??A?o infantil e do ensino fundamentalAi?? ou 1A? Grau antigo, conforme convA?nio firmado entre o governo municipal e o governo estadual. Para essa finalidade foi firmado o ConvA?nio NA? 001/97, PMT-SEDUC, em 1A? de setembro de 1997, de cooperaAi??A?o tAi??cnica, NA? Proc. 12923/97, publicado no DiA?rio Oficial do Estado do ParA? (DOE) sob o no. 28.549, datado de 16/09/1997. AtravAi??s desse convA?nio foram municipalizadas as escolas GrA?o-ParA?, Governador Telles de Menezes, Rui Barbosa, Maria Fernandes de Medeiros Alves, PlA?cido de Castro, Ana Pontes FrancA?s, Francisco de Assis Rios e Maria Sylvia dos Santos. TambAi??m foram municipalizados os servidores dessas instituiAi??Ai??es de ensino e os prAi??dios cedidos para o municAi??pio. Quanto aos funcionA?rios o governo do estado continuou pagando-lhes os salA?rios, mas administrados pelo governo municipal.

O ensino de nAi??vel superior se concretizou em TucuruAi?? no ano de 1997 quando foi assinado o primeiro convA?nio com a Universidade Federal do ParA? ai??i?? UFPA, em 4 de outubro de 1997, sendo criado o NA?cleo de TucuruAi??, e os cursos ofertados foram: de Geografia, HistA?ria, Pedagogia e MatemA?tica. Foi a primeira universidade pA?blica a estabelecer-se em nosso municAi??pio.

Um ano depois da Universidade Federal do ParA? ter se instalado em TucuruAi??, tambAi??m se estabeleceu aquiAi?? a Universidade Estadual do ParA?, com seu NA?cleo UniversitA?rio, conforme convA?nio firmado PMT ai??i?? UEPA, em 15/01/1999, publicado no DiA?rio Oficial do Estado (DOE), em 22/01/1999, sob o no. 28/08/88.

Com a municipalizaAi??A?o do ensino fundamental no ano de 1997, o municAi??pio que era responsA?vel somente pela educaAi??A?o prAi??-escolar e de 1A? a 4A? sAi??ries, saltou de 6.252 alunos matriculados no ano de 1996 para 17.618 em 1997, aumentando em quase 180% sobre o ano anterior. Esse aumento foi por causa da municipalizaAi??A?o de 5A? a 8A? sAi??ries. Devido a essa demanda, novamente houve falta de professores para atuarem no 1A? Grau menor ou Fundamental I, haja vista que os alunos de 1A? a 4A? sAi??ries passaram para a responsabilidade do municAi??pio.

Os dois primeiros vestibulares realizados no municAi??pio de TucuruAi??, por motivo da populaAi??A?o ainda nA?o estar conscientizada da importA?ncia do ensino superior para nossa comunidade, Ai??s inscriAi??Ai??es foram pagas pela Prefeitura Municipal para que os estudantes egressos do 2A? Grau, ou Ensino MAi??dio pudessem participar. TambAi??m muitos empresA?rios contribuAi??ram com o pagamento das inscriAi??Ai??es.

Em vista dessa problemA?tica a Prefeitura Municipal de TucuruAi?? firmou convA?nio com o Centro Federal de EducaAi??A?o TecnolA?gica ai??i?? CEFET para um curso de formaAi??A?o superior de professores da EducaAi??A?o Infantil e de 1A? a 4A? sAi??ries. Assim, foi firmado o Contrato de PrestaAi??A?o de ServiAi??o PMT ai??i?? CEFET em 12/03/2001.

Nos A?ltimos anos, por esforAi??o de todos os tAi??cnicos e secretA?rios municipais de educaAi??A?o de nossa microrregiA?o foram promovidos cursos de formaAi??A?o nA?o somente de professores, mas tambAi??m de outros profissionais que atuam na educaAi??A?o. Com essas medidas, aAi??Ai??es e projetos houve uma grande melhoria do ensino no municAi??pio de TucuruAi??. Mesmo assim ainda temos cerca de uma dezena de professores que tA?m somente o MagistAi??rio, porAi??m por opAi??A?o deles em nA?o se interessarem em fazer curso de nAi??vel superior.

DO DEPARTAMENTO DE ENSINO E CULTURA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAAi??A?O.

A Secretaria Municipal de EducaAi??A?o e Cultura foi o antigo Departamento de Ensino e Cultura, que era assistido tecnicamente pela Secretaria de Estado de EducaAi??A?o atravAi??s do PAEEM (Programa de AssistA?ncia Ai?? EducaAi??A?o e Ensino Municipal). Em 1979 foi, de fato, criada a Secretaria Municipal de EducaAi??A?o e Cultura.

Fizemos diversas buscas nos arquivos desta Secretaria Municipal de EducaAi??A?o e no Arquivo Geral da PMT, mais nA?o conseguimos localizar o decreto ou lei que criou esse A?rgA?o. As datas do ano aqui mencionadas baseiam-se em outros documentos e depoimentos de funcionA?rios antigos. Anos depois foi denominada Secretaria Executiva de EducaAi??A?o, Cultura e Desporto (perAi??odo de 1998 a 2001). Voltou a denominar-se Secretaria Municipal de EducaAi??A?o ai??i?? SEMED no perAi??odo de 2002 a 2012 (conforme Estrutura Organizacional e Rotinas Administrativas, Decreto NA? 004, de 25/01/2006). No ano de 2013, atravAi??s da Lei NA? 9.751/2012 de 13/12/2012 passou a denominar-se Secretaria Municipal de EducaAi??A?o e Cultura (Estrutura Organizacional da Prefeitura de TucuruAi??).

Inicialmente, quando foi criada, a Secretaria Municipal de EducaAi??A?o funcionou em um prAi??dio localizado na PraAi??a Jarbas Passarinho. Com os problemas de cheia do Rio Tocantins em nossa cidade, a SEMEC passou a funcionar em um pequeno prAi??dio localizado ao lado do antigo prAi??dio da EFT (Estrada de Ferro Tocantins). Ao lado do predio da PMT. Anos depois, devido ao espaAi??o exAi??guo e a expansA?o da Secretaria Municipal de EducaAi??A?o, passou a funcional nos altos do prAi??dio da Biblioteca Municipal Bruno de Menezes. Novamente, com a criaAi??A?o de novos setores internos e o aumento do quadro de funcionA?rios o espaAi??o tambAi??m tornou-se pequeno. Houve nova mudanAi??a de prAi??dio. Atualmente a Secretaria Municipal de EducaAi??A?o e Cultura com todos os seus organismos internos funciona no antigo EscritA?rio da extinta Estrada de Ferro Tocantins, na Rua Siqueira Campos, NA?. 159 – Bairro Jaqueira. O prAi??dio pertence Ai?? Eletronorte e foi cedido para a PMT.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAAi??A?O E CULTURA.

De acordo com a Lei NA? 9.751/2012, atualmente conta com a seguinte estrutura.

SecretA?ria Municipal de EducaAi??A?o

SecretA?ria Adjunto;

Departamento de AdministraAi??A?o e Apoio Operacional;

Departamento de Ensino e Apoio TAi??cnico-PedagA?gico;

AdministraAi??A?o da Escola de MA?sica;

Departamento de Cultura;

Departamento de Merenda Escolar.

 

Para melhorar os serviAi??os de atendimento ao pA?blico, conta com a seguinte subdivisA?o:

Ai??Departamento de AdministraAi??A?o e Apoio Operacional:

Ai?? Gabinete da SecretA?ria; ( Secretaria e SecretA?ria Adjunta);

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Ai??Setor de LotaAi??A?o e Pagamento de Pessoal;

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Ai?? Ai??Setor de Tesouraria;

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Ai?? Setor de Programas e Projetos;

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Setor de InformA?tica;

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Setor de Reprografia;

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Setor de Apoio e ServiAi??os Gerais;

Setor de Almoxarifado e Estoque;

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Setor de Transporte

Ai??Departamento de Ensino e Apoio PedagA?gico:

Ai?? Ai??Assessoria de EducaAi??A?o Infantil;

Ai?? Ai??Assessoria PedagA?gica do Ensino Fundamental I;

Ai?? Ai??Assessoria PedagA?gica de Ensino Fundamental II;

Ai?? Ai??Assessoria de EducaAi??A?o Especial e InclusA?o Social;

Ai?? Ai??Assessoria de EducaAi??A?o de Jovens e Adultos;

Ai?? Ai??Setor de Psicologia;

Ai?? Ai??Setor de DocumentaAi??A?o Escolar;

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Ai??Setor de EducaAi??A?o FAi??sica;

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Ai?? Ai??Setor de Zona Rural.

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Ai??OrgA?os tambAi??m ligados aAi??EstruturaAi??Organizacional da SEMEC.

Biblioteca PA?blica Municipal ai???Bruno de Menezesai???

Escola de MA?sica ai???Maestro JoA?o Leiteai???

GinA?sio Poliesportivo ai???Esmaelino Pontesai???

Ai??CIDs ai??i?? Centros de InclusA?o Digital (Do GETAT e da Matinha )

 

REDE ESCOLAR MUNICIPAL

A administraAi??A?o da Rede de Ensino PA?blica Municipal abrange as escolas das Zonas Urbana e Rural.

Escolas localizadas na Zona Urbana:

EducaAi??A?o Infantil:

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Creche Menino Jesus

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Creche Menino Deus

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UMEI Profa. Elza Borges Soares

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UMEI Profa. Maria de NazarAi?? Souza Oliveira

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UMEI IrmA? Ivone de Almeida Barros Lima

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UMEI Padre Pedro Hermans

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UMEI Ester Gomes de Sousa

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UMEI Monteiro Lobato

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UMEI Hilda da Silva Damasceno

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UMEIAi?? Profa. Rachel de Melo Dutra

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UMEI Amigos da MA?nica

 

Escolas de Ensino Fundamental IAi?? ( de 1A?. ao 5A?. ano)

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EMEF Profa. Maria Bernadete Lopes de Souza

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EMEF JA?lia Passarinho

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EMEF Maria Odete Carneiro Soares

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EMEF Profa. FlorAi??pes Maria Caldas

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EMEF Profa. Zolima TenA?rio dos Santos

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EMEF Gumercindo Gomes Pereira

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EMEF Gov. Fernando JosAi?? de LeA?o Guilhon

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EMEF Manoel Barbosa de Moraes

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EMEF Prof. Darcy Ribeiro

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ERCEF Nossa Senhora da ConceiAi??A?o ( conveniada )

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EMEF Maria OdinAi??a Leite Caminha

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EMEF GrA?o ai??i?? ParA?

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EMEFAi?? Mariana LeA?o Dias

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EMEF Maestro JoA?o Leite

 

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EMEF Manoel Carlos Silva

 

ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL II ( 6A? ao 9A? ano)

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EMEF Dulcimar Mesquita Brito Botelho

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EMEFAi?? Rui Barbosa

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EMEF Francisco de Assis Rios

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EMEF Governador Telles de Menezes

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EMEF PlA?cido de Castro

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EMEF Profa. Maria Fernandes de Medeiros Alvas

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EMEF Profa. Maria Sylvia dos Santos

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EMEF Ana Pontes FrancA?s

Total de 34 escolas na Zona Urbana – (ano 2013)

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ESCOLAS LOCALIZADAS NA ZONA RURAL

EMEF Bom Jesus

EMEF DeusalitaAi?? Sales de Morais ( 1A?. a 8A?. SAi??ries/1A?. ao 9A?. ano )

EMEF EmAi??lia Rodrigues Pereira

EMEFAi?? SA?o Vicente

EMEF Manoel Evandro Silva

EMEF Paulo Freire

EMEF Pe. Henrique Rienslag

EMEFAi?? Profa. LaudecAi?? Pereira Soares

EMEF Presidente Prudente de Moraes

EMEF Vinicius de Moraes

EMEF Manoel Mendes Soares ( 5A? a 8A? SAi??ries/ 6A? ao 9A? ano)

EIRCEF Wararawa Assuruni

EMEF Margarida Alves

EMEF Nossa Senhora Aparecida

EMEF PetrA?polis I

EMEF PetrA?polis II

EMEF Pe. Joaquim Alves

EMEF Origem doAi?? Saber

EMEF Raimundo Monteiro

EMEF AmapA?

EMEF Aquarius Cruzeiro do Sul

EMEF Gaspar Viana

EMEF Ouro Verde ( 5A?.a8a./6A?.ao 9A?.)

EMEF Liberdade Camponesa

EMEF Cruzeiro do Sul

EMEF Reunidas

EMEF Santo AntA?nio

EMEF Nossa Senhora do PerpAi??tuo Socorro

EMEF Santo AntA?nio

EMEF SA?o JosAi??

EIRCEF Oimuitawara

 

ESCOLAS EXTINTAS OU QUE MUDARAM DE NOME

Zona Urbana:

Escola Municipal Pedro Teixeira

Escola Municipal Catarina Otoni Vieira

Escola Municipal Chapeuzinho Vermelho

Escola Municipal CrianAi??a Feliz

Escola Municipal Graciete Couto (mudou de nome)

Escola Municipal O Mundo da CrianAi??a

Escola Municipal Oneida Borrajo Zumero

Escola Municipal Pequeno PrAi??ncipe (mudou de nome)

Escola Municipal Santa InA?s (mudou de nome )

Escola Municipal Rui Barbosa (mudou de nome)

Escola Municipal Ursinho Feliz

Escola Municipal Nossa Senhora de NazarAi??

Centro Integrado de ValorizaAi??A?o do Trabalho ai??i?? CIVAT (trabalho com menores de risco)

Zona Rural:

Escola Municipal Dr. Liler das MercA?s LeA?o CreA?o

Escola Municipal Pederneiras

Escola Municipal Prof. Domingos DiA?genes

Escola Municipal do KM 29

Escola Municipal PucuruAi??

Escola Municipal Caputeua

Escola Municipal AlcobaAi??a

Escola Municipal Itacoara I

Escola Municipal Itacoara II

Escola Municipal RemansA?o da Beira

Escola Municipal RemansA?o do Centro

Escola Municipal SA?o JosAi?? ai??i?? KM 56

Escola Municipal Profa. Graziela

Escola Municipal Gutemberg

Escola Municipal Santa CecAi??lia

Escola Municipal Raimundo de Assis

Escola Municipal Maranata

Escola Municipal JosAi?? Martins Pessoa

Escola Municipal SA?o Vicente

Escola Municipal Unidos Venceremos

Escola Municipal Lago Azul

Escola MunicipalAi?? CecAi??lia Meireles

Escola Municipal Presidente Castelo Branco

Escola Municipal Nicolau Zumero

Escola Municipal Mocaba

Escola Municipal Pedro SA?

Escola Municipal Olindo Ribeiro

Escola Municipal Deus Por NA?s

Escola Municipal Cristo Redentor

Escola Municipal AmapA?

Escola Municipal Cruzeiro do Sul

Escola Municipal Vicinal dos Madereiros

Escola Municipal Elias Pereira Carijo

Escola Municipal AquA?rios/Cruzeiro do Sul

Escola Municipal Monte Horebe

Escola Municipal Dom Humberto

Escola Municipal Emilio Furman

Escola Municipal Vital Barroso

Escola Municipal TranscametA? Km 80

Total de 31 escolas da Zona Rural(ano- 2013)

 

OSAi??SECRETA?RIOSAi??MUNICIPAIS DE EDUCAAi??A?O

A partir do ano de 1980 atAi?? 2013, as pessoas que ocuparam o cargo.

Maria Raimunda Araujo Tavares

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Valdicler Rose Albuquerque Lobo Leite

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Domingos Diogenes de Souza

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Paulo CAi??sar Silva Freire

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Maria das GraAi??as CecAi?? Holanda Ai??

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Auto- biografia da Profissional Maria das GraAi??as Ceci Holanda

Sou uma das criaturas que se identificam com a cana, que mesmo posta na moenda, esmagada de todo, reduzido ao bagaAi??o, sA? sabe dar doAi??ura.

Tenho respeito pela educaAi??A?o e por todos os educadores e repudio todas as formas Ai??de humilhaAi??A?o ou violencia na relaAi??A?o com o outro.

Nasci no dia 11 de novembro de 1953, na cidade de Coelho Neto, MaranhA?o, filha de Francisco Alves de Holanda e Maria Ceci Barros de Holanda.

Ai?? Estudei em varios estabelecimentos escolares e conclui o curso Normal, e apA?s muitos anos fiz tambem o magisterio na Escola Juscelino Kubistcheck, MaranhA?o. E sA? apA?s a criaAi??A?o das minhas vidas, que sA?o meus filhos, busquei aprimoramento profissional. Conclui com exito o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia,na Universidade Regional do Cariri- CearA?, em 2006. NA?o ainda satisfeita, e precisando ir mais alAi??m, fiz pA?pos graduaAi??A?o em AdministraAi??A?o e SupervisA?o Escolar, no Centro Universitario Amparense – ANIFIA.

Desde muito jovem ingressei no mercado de trabalho, onde desempenhei as funAi??Ai??es de auxiliar de escritorio, recepcionista e outras.

Em 1972 constitui familia ao lado do Sr. Raimundo CA?ndido da Silva filho, com quem convivi 23 anos. Desta uniA?o nasceram meus 05 filhos: Helbna NA?cia de Holanda Souza, Romison Holanda Candido da Silva, Gisele Holanda da Silva, Girlandia Holanda da Silva e Girlane Holanda da Silva.

EntA?o a maranhense, singela, graciosa, que desde crianAi??a, tinha o sonho de ser professora e alcanAi??ou seu objetivo. Ser um professora digna, consciente da responsabilidade de formar o carA?ter de futuros cidadA?os. Assim, iniciei minha trajetA?ria como educadora na cidade de TucuruAi?? em 1981.

Nesta A?rea, desempenhei vA?rias funAi??Ai??es como o execAi??cio do magistAi??rio, no perAi??odo de 1981 a 1985 na EMEF Prof. FlorAi??pes Maria Caldas, no bairro Santa MA?nica. Ai??poca esta, que contribuAi?? para o processo educativo de TucuruAi??, oferecendo meus serviAi??os em trabalhos de trA?s turnos, obtendo somente a renumeraAi??A?o correspondente a dois perAi??odos. Tal situaAi??A?o alongou-se por dois anos, dos quais me orgulho de ter colaborado com o crescimento intelectual dos cidadA?os Tucuruienses, pois acredito que os valores financeiros nA?o se sobrepAi??em aos valores educacionais.

No perAi??odo de 1986 a 1991, trabalhei na escola Rui Barbosa (hoje, EMEF Prof. Darcy Ribeiro), bairro Cohab, executei a funAi??A?o de gestora educacional. ApA?s esse perAi??odo, fui transferida para a SecretA?ria Municipal de EducaAi??A?o, executando vA?rias funAi??Ai??es.

Devido ao relevante trabalho desempenhado e tambAi??m pelo destaque profissional que foi sendo criado, fui convidada pelo entA?o Exmo. Sr. Prefeito Municipal de TucuruAi??, na Ai??poca, Sr. JosAi?? Soares do Couto Filho, para assumir o pilar da educaAi??A?o municipal, que e administrar a SecretA?ria Municipal de EducaAi??A?o, na funAi??A?o de SecretA?ria Municipal de EducaAi??A?o interina, com a Portaria de nA? 076/92 de 23/03/1992.

Como a secretA?ria, trabalhei incansavelmente, justamente com uma grande equipe. Conseguimos estimular os funcionA?rios da rede municipal a trabalharem juntos e unidos por uma educaAi??A?o de qualidade. E o resultado obtido foi um sucesso, pois conseguimos o que querAi??amos, simplesmente por ter sA? um objetivo: educar e ajudar as pessoas serem felizes.

No dia 28 de setembro de 1.993, A?s 11:40 fui exonerada, pelo entA?o Prefeito Parsifal de Jesus Pontes.

Ai??De 1994 a 1996, fiquei afastada de minhas atividades educacionais, retornando ao exercAi??cio do magistAi??rio, na Prefeitura Municipal de TucuruAi??, em 1997, atAi?? marAi??o de 1998. Em janeiro de 2001 fui nomeada professora por concurso pA?blico no municAi??pio de Novo Repartimento, onde tive reconhecido meu trabalho, exercendo as funAi??Ai??es de Acessoria Especial e Chefe de Departamento da SEMEC.

No ano de 2001, solicitei lincenAi??a sem remuneraAi??A?o por dois anos, e retornei para TucuruAi??. E no mA?s de fevereiro desse ano, assumir a gestA?o da E.M.E.F.”Gumercindo Gomes Pereira” no ano de 2004 fui transferida para o EMEF “GrA?o-ParA?”, para executar a mesma funAi??A?o, permanecendo atAi?? dezembro de 2004. De 2005 a 2006, continuei prestando serviAi??os nesta instituiAi??A?o de ensino, sA? que na funAi??A?o de vice-diretora. Sendo transferida para Ai??o EMEF “Dona JA?lia Passarinho”na mesma funAi??A?o atAi?? 30/06/2006.

De fevereiro a agosto de 2007, fui convidada para trabalhar na SecretA?ria de EducaAi??A?o, como professora de nAi??vel superior. E de setembro a dezembro de 2008, fui transferida a direAi??A?o, assumindo a DireAi??A?o da EMEF “Manoel Mendes Soares”, Zona Rural, porAi??m o trabalho era mais executado na SecretA?ria Municipal de EducaAi??A?o.

No dia 1A? de janeiro de 2009, fui convidada pela senhora secretA?ria de EducaAi??A?o Prof. Marivani Ferreira Perera, para continuar exercendo minhas funAi??Ai??es na SEMEC, como professora, responsA?vel pelo Departamento de Material DidA?tico, expediente e de Limpeza, onde atAi?? a presente data permaneAi??o, buscando desempenhar com seriedade, honestidade e competA?ncia a funAi??A?o a qual foi me designada, buscando incansavelmente contribuir com o processo evolutivo da Secretaria Municipal de EducaAi??A?o e Cultura, nesta tA?o querida cidade TucuruAi??, tendo atualmente como SecretA?ria de Ai??EducaAi??A?o e Cultura a Prof. Maria do CAi??u Luz e como SecretA?ria Adjunta a Prof. Hellen G. Ferreira.

Durante essa trajetA?ria profissional jA? recebi alguns tAi??tulos e homenagens, que acredito serem importantes como:

SecretA?ria de SeguranAi??a PA?blica SSP-PA, atravAi??s da Delegacia da Mulher;

– EMEF “GrA?o-ParA?”, atravAi??s da 1 Gincana Estudantil intitulada “O amor com violA?ncia se apaga”, realizou uma grande homenagem, proferindo a seguinte frase: “A EMEF GrA?o-ParA?, tem o orgulho de homenagear uma figura feminina, que muito destacou-se na trajetA?ria educacional do nosso municAi??pio”.

Os relatos das diretoras que tive a oportunidade de trabalhar e aprender com as mesma, tambAi??m sA?o necessA?rias nessa auto-biografia.

Diretora EMEF “GrA?o-ParA?” em 13/12/2005.

Maria das GraAi??as Ceci de Holanda, vice-diretora da EMEF “GrA?o-ParA?”, educadora hA? muito tempo no municAi??pio de TucuruAi??. Neste ano que trabalhamos juntas, nunca vi uma pessoa dedicada, sAi??ria, preocupada com a formaAi??A?o de nossas crianAi??as, bastante justa com todos os funcionA?rios. Ai?? super assAi??dua e pontual. FuncionA?ria nota 10. NA?o tem outra nota maior. Gostaria que continuasse no quadro dos funcionA?rios desta escola e na referida funAi??A?o.

Diretora EMEF “D. JA?lia Passarinho” em 30/06/2006.

A servidora Maria das GraAi??as Ceci de Holanda, vem prestando serviAi??os normalmente junto Ai?? equipe escolar. Ai?? muito esforAi??ada e se encontra envolvida com as questAi??es relacionadas Ai?? escola. Ai?? uma pessoa muito organizada, observadora, digna e eficiente. EstA? sempre pronta, dentro de suas Ai??possibilidades, para fazer o que for necessA?rio. Ai?? pontual, assAi??dua e tem espAi??rito de solidariedade e companheirismo.

E de acordo com esses trinta anos de trabalhos dedicados Ai?? EducaAi??A?o deste municAi??pio, tive que subir e descer vA?rios degraus. Mas, sA? me resta agradecer a DEUS, por Ai??todo o aprendizado, a minha famAi??lia, sustentA?culo desta minha histA?ria e tambAi??m a todos que fizeram a fazem a educaAi??A?o de nossa mA?e TucuruAi??.

Obrigada…

IreneAi?? Elias Rodrigues ( duas vezes )

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Juliana Ai??ngela Bernardes de Vargas e Lucas

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Marineide Leite de Jesus Medeiros

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Marivani Ferreira Pereira

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Maria do CAi??u Luz de OliveiraAi??- 2013

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Helen Ferreira – 2014

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FUNCIONA?RIOS Ai??QUE OCUPARAM INTERINAMENTE O CARGO DE SECRETARIO/a DE EDUCAAi??A?O.

Oneida Borrajo Zumero

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Maria do Carmo Jesus de Souza

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Maria Luisa Rios Alves

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Mariza Gomes Matos

Dacilda Nava de Souza

Rosenira Soares Moreira

Clemildo MA?rcio Santos Ribeiro

Maria do CAi??u Luz de Oliveira

 

Ai??REDE DE ENSINO

Ai??A Ai??REDE DE ENSINO DA EDUCAAi??A?O BA?SICA E ENSINO SUPERIOR Ai??ABRANGEM.

EducaAi??A?o Infantil ai??i?? 09 escolas municipais e 07 particulares.

Ensino Fundamental ai??i?? 31 escolas de 1A? ao 5A? ano e de 6A? ao 9A? anos na Zona Urbana; 25 escolas de 1A? ao 5A? anos e do 6A? ao 9A? anos na Zona Rural.

Ensino MAi??dio ai??i?? 04 Escolas Estaduais (Ana Pontes FrancA?s, Deputado Raimundo Ribeiro de Souza, Rui Barbosa e SimA?o Jacinto Reis); 8 escolas da rede particular de ensino que atendem alunos da educaAi??A?o infantil, ensino fundamental e ensino mAi??dio: Centro deAi?? Desenvolvimento de CompetA?ncia-CDC, Instituto de EducaAi??A?o Imperador-IED, ColAi??gio AlgodA?o Doce,Ai?? ColAi??gio Osvaldo Cruz-COC, ColAi??gio Sophos, Escola Adventista, Instituto de EducaAi??A?o de TucuruAi??-IET, Instituto Presbiteriano de Ensino-IPE, Microlins ).

Ensino Superior – 5 InstituiAi??Ai??es de Ensino Superior/TecnolA?gico: UFPA, UEPA,CEFET, Faculdade Gamaliel, UNIDERP, UNIED.

AlAi??m das instituiAi??Ai??es de ensino superior, aqui citadas hA? mais algumas das quais temos somente representantes.

HA? tambAi??m algumas escolas particulares de informA?tica entre as quais as principais sA?o:Ai??MATRIX INFORMA?TICA,Ai??YES INFORMA?TICA.

Para incluir a populaAi??A?o de baixa renda na ComunicaAi??A?o Digital o municAi??pio conta com 02 Centros deAi?? InclusA?o Digital ( Vila Pioneira e Bairro do Getat).

O SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAAi??A?O.

Para cumprir as determinaAi??Ai??es contidas na Lei de Diretrizes e Bases da EducaAi??A?o Nacional (Lei NA? 9394/96), Artigos 11,14,15,18; do Artigo 211 da ConstituiAi??A?o Federal; do Artigo 279 da ConstituiAi??A?o do Estado do ParA? e do Artigo 229 da Lei OrgA?nica do MunicAi??pio de TucuruAi??,Ai?? no ano de 2007 foi realizada, pelos profissionais da educaAi??A?oAi?? sob a orientaAi??A?o da SEMEC, uma ConferA?ncia Municipal de EducaAi??A?o, visando elaborar uma Lei Municipal de EducaAi??A?o e a criaAi??A?o do Conselho Municipal de EducaAi??A?o, haja vista queAi?? todo ensino infantil e fundamental em nosso municAi??pio estava atrelado ao Sistema Estadual de EducaAi??A?o.

Lembramos que embora nA?o estivesse em vigor, por ferir a legislaAi??A?o de ensino vigente da Ai??poca, em 1983, havia sido elaborado um Plano Municipal de EducaAi??A?o. Esse documento, por contar como parte de seus membros efetivos, representando o Poder Executivo Municipal o Prefeito e o SecretA?rio Municipal de EducaAi??A?o, foi vetado pelos educadores. Assim, entre 1984 e 2010 nA?o foi elaborado outro plano, embora a LegislaAi??A?o de ensino tornasse obrigatA?ria a sua elaboraAi??A?o a partir da Lei NA? 10.172/01 de 06/01/2001, que aprovou o Plano Nacional de EducaAi??A?o com vigA?ncia de 2001 ai??i?? 2010.

Ai??A LEI MUNICIPAL DE EDUCAAi??A?O

Na mesma ConferA?ncia Municipal de EducaAi??A?o ocorrida no ano de 2007 foi discutida tambAi??m aAi?? elaboraAi??A?o de uma lei que criasse o Sistema Municipal de EducaAi??A?o. Assim, no dia 21/07/2008 foi aprovada a Lei NA? 8.226/2008 que desatrelou o nosso sistema de ensino do estadual, facilitando a autorizaAi??A?o e legalizaAi??A?o de escolas, cursos e a elaboraAi??A?o de leis prA?prias para o ensino municipal que abrange os nAi??veis de educaAi??A?o infantil e ensino fundamental e suas diversas modalidades (EducaAi??A?o de Jovens e Adultos, EducaAi??A?o Especial, EducaAi??A?o do Campo, EducaAi??A?o IndAi??gena, EducaAi??A?o Afro-Brasileira).

O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAAi??A?O

O Conselho Municipal de EducaAi??A?o foi criado como A?rgA?o normativo do Sistema municipal de EducaAi??A?o, determinando a sua finalidade, composiAi??A?o, estrutura e competA?ncia de acordo com a Lei no. 8.226/2008, artigos 2A?Ai?? ao 10.A Primeira Diretoria eleita foi nomeada atravAi??s do Decreto no.0045/2009, de 01 deAi?? outubro de 2009.Desde entA?oAi?? esse A?rgA?o funciona como orientador da Secretaria Municipal de EducaAi??A?o no que diz respeito a autorizaAi??A?o para funcionamento de escolas , cursos e quanto a interpretaAi??A?o da leis de ensino.

O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAAi??A?O

Para a elaboraAi??A?o do Plano Municipal de EducaAi??A?o previsto na Lei de Diretrizes e Bases da EducaAi??A?o Nacional e Plano Nacional de EducaAi??A?o, os profissionais da educaAi??A?o dos sistemas municipal, estadual, federal e a sociedade de um modo geral, reuniu-se em ConferA?ncia Municipal para sistematizar o referido documento, aprovado atravAi??s da Lei Municipal NA? 9.748/2012 de 10 de dezembro de 2012. Esse Plano estA? sendo posto em aAi??A?o no ano de 2013 e tem prazo decenal de 2012 a 2021.

Ai??PROGRAMAS E PROJETOS QUE A SEMED PARTICIPA

Visando o cumprimento da legislaAi??A?o e o desenvolvimento da educaAi??A?o em nosso municAi??pio e oAi?? apoio Ai??s escolasAi?? da rede municipal de ensino, a Secretaria Municipal de EducaAi??A?o e Cultura participa dos seguintes Programas e Projetos do Governo Federal:

PDE – Programa de Desenvolvimento da EducaAi??A?o

PDDE- Programa de Dinheiro Direto na Escola

ESCOLA ACESSA?VEL – ( inclusA?o social com alunos especiais )

PRAi?? ai??i?? INFAi??NCIA – ( ConstruAi??A?o de prAi??dios escolares :creches )

CAMINHO NA ESCOLA – ( transporte escolar )

PARAi?? – Plano de AAi??A?o Articulada

CENSO ESCOLAR

BOLSAAi?? FAMA?LIA

MAIS CULTURA

TRILHA

PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAAi??A?O

GEEMPA ai??i?? GRUPO DE ESTUDOS SOBRE EDUCAAi??A?O, METODOLOGIA DE PESQUISA E AAi??A?O.

CURSOS E MODALIDADES DE ENSINO, OFERTADO PELA SEMEC.

A Secretaria Municipal de EducaAi??A?o, atravAi??s de sua Rede de Ensino, oferece os seguintes cursos:

EducaAi??A?o Infantil ai??i?? Maternal e PrAi??-Escolar;

Ensino Fundamental – do 1A? ao 9A? ano, nas modalidades regular. EducaAi??A?o de jovens e adultos (regular e modular) e EducaAi??A?o IndAi??gena;

Cursos de MA?sica – Escola de MA?sica Maestro JoA?o Leite;

Atividades Esportivas – GinA?sio Poliesportivo Esmaelino Moreira Ponte

Atividades de Leitura – AtravAi??s da Biblioteca Volante

tendaa

tenda da leitura

 

 

 

 

 

"... dentro de cada um de nós, todo mundo tem uma historia para contar!"

(94) 8146-7447 / 9138-0191
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